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História

O Grupo de Pesquisa em Educação Linguística – GPELIN – foi criado com outro nome: GPLEM – Grupo de Pesquisa em Línguas Estrangeiras Modernas – em janeiro de 2016, mas as primeiras conversas sobre a criação de um novo grupo de pesquisa no SEPT/UFPR (Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR) iniciou em junho de 2015, a partir do entendimento de que seria importante para os professores do setor, criar um espaço de diálogo e pesquisa colaborativa sobre os objetivos do ensino de línguas estrangeiras na formação profissional e tecnológica.  O GPLEM foi criado oficialmente em janeiro de 2016. A certificação do grupo foi um dos problemas enfrentados, logo de sua criação, pois um dos critérios para a certificação de um grupo de pesquisa é que dele façam parte pelo menos três professores doutores, com determinado número de publicações. No entanto, havia apenas dois professores com este perfil no Sept. Com o apoio do então presidente do comitê de pesquisa do Setor, que mesmo sendo da área de Física tinha publicação em revistas de linguística, foi possível atender o critério de no mínimo três professores com doutorado. O foi certificado pela pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação em março de 2016, e no mês de abril as atividades do grupo foram iniciadas com a primeira reunião presencial.  

 

Os anos de 2016 e 2017 foram difíceis para o GPLEM, uma vez que os componentes precisavam de um tempo para entenderem o que é um grupo de pesquisa e as atividades que desenvolve. Foi um período em que os participantes puderam entender o que implicaria a participação e o desenvolvimento de atividades de um grupo de pesquisa, que passou a incluir desenvolvimento de planos de trabalho em projetos de iniciação científica e grupos de estudos temáticos, bem como participação em eventos e publicações das pesquisas desenvolvidas. Assim, no início de 2018, vários professores de LE do SEPT se desvincularam do GPLEM e, com um número reduzido de participantes, passou-se a convidar professores de outras IES bem como professores e pesquisadores do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da UFPR, o que levou a um fortalecimento do Grupo. Naquele período houve também o estabelecimento de uma agenda de atividades, incluindo a participação em eventos e publicações.

 

Após a reprodução deste breve histórico de criação do GPELIN, é importante fazer o registo que, a partir de 2019, os interesses pelas temáticas de estudos dos participantes do grupo, bem como a criação da linha de pesquisa em Libras e a participação de pesquisadores de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR, e de outros Programas de universidades brasileiras, levaram à mudança do nome do Grupo. Assim, em 2021, o grupo passou a ser chamado de GPELIN – Grupo de Pesquisa em Educação Linguística – e o foco do grupo de estudos de professores de línguas passou a ser o desenvolvimento de pesquisas em Linguística Aplicada inter/trans/indisciplinar (SIGNORINI; CAVALCANTI, 1998; MOITA LOPES, 2006, 2013), crítica (PENNYCOOK, 2001, 2004), transgressiva (PENNYCOOK, 2006) e caracterizada pela “reflexividade epistemológica” (SIGNORINI, 2021). 

 

A partir de 2020 os encontros do grupo de estudos do GPELIN passaram a ser remotos, o que propiciou, desde o início da pandemia de Covid-19, mantermos nossas atividades de pesquisa.

 

 

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Universidade Federal do Paraná
Grupo de Pesquisa em Educação Linguística

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
80060-000 | Curitiba |

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