Líder do grupo
Doutora (2008) e Mestre (2002) em Linguística Aplicada na área de Ensino-Aprendizagem de Segunda Língua e Língua Estrangeira (LE) pela UNICAMP; Especialista em Linguística Aplicada ao ensino de LE pela FECILCAM/UNESPAR (1997); Licenciada em Letras Português e Inglês pela FECILCAM/UNESPAR (1993).
Lattes
Vice-líder do grupo
Possui doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2018), mestrado em Letras pela UFPR (2004) e graduação em Letras-Inglês pela mesma instituição (2001).
Lattes
Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1999) e mestrado em LETRAS pela Universidade Federal do Amazonas (2018). Atualmente é professora assistente a nível i da Universidade Federal do Amazonas, professor Adjunto nível I da Universidade Federal do Amazonas.
Lattes
Profissional graduada em Letras-Inglês pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2006), Pós-graduada em Tecnologias em Educação à Distância (2009) pela UNICID (Universidade da Cidade de São Paulo), Pós-graduada em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa (2018) pelo Centro Universitário Dom Bosco e Mestranda em Educação pela Univesidade Federal do Paraná (UFPR).
Lattes
É graduada em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1995), especialista em Metodologia de Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Tuiuti do Paraná (2000), em Administração com ênfase em Atividades Escolares pela FAE Business School (2003), Mestre (2006) e Doutora em Letras (2019) na área de Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Paraná.
Lattes
Possui Graduação em Letras – Português-Inglês língua/literatura pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (1974), Graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (2020), Especialização em Administração de Recursos Humanos (1996) e Mestrado em Lingüística de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Paraná (1993), Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001) e Pós-doutorado em Sociologia pela Sorbonne – Paris V (2008).
Lattes
Professor Adjunto na área de Inglês do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DELEM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Inglês – Estudos Linguísticos, na Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Possui mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pelo mesmo programa (2014), e graduação em Letras Português/ Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2011).
Lattes
Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual Jayme Canet – Ensino Fundamental (2017). Atualmente é Estágio da Sebrae Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Secretariado.
Graduada em Letras – Português pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Durante minha graduação, dediquei-me à pesquisa acadêmica, realizando iniciações científicas na área de Análise do Discurso.
Lattes
Doutora em Estudos Linguísticos na linha Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com período sanduíche na Pennsylvania State University com o Prof. Suresh Canagarajah, financiado pelo Programa Institucional de Internacionalização – Print/Capes. Possui mestrado (UFPR) na mesma linha e graduação em Letras – Licenciatura em Português e Inglês (UFPR).
Lattes
Graduada em Letras Português – Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, 2004). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (PUCPR, 2006). Mestre em Educação (PUCPR, 2008), com a defesa do tema: “A produção do conhecimento na leitura e na escrita na formação de professores em cursos de Pós-graduação stricto sensu”.
Lattes
Possui graduação em Letras Inglês (2022) pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) e Pós Graduação Lato Sensu em Tradução e Revisão de Textos em Língua Inglesa (2024) pela Faculdade do Leste Mineiro (FACULESTE).
Lattes
Possui graduação em Abi – Letras Inglês pela Universidade Federal do Paraná(2023) e ensino médio segundo grau pelo Colégio Monteiro Lobato(2015). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada.
Lattes
Graduado em Letras – Língua Portuguesa, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus dos Malês, na Bahia, foi bolsista do Programa PULSAR de Letras e do Programa de Bolsa de Monitoria, na disciplina de LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA: MEDIEVALISMO.
Mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Letras – Português (ênfase em estudos linguísticos) pela mesma universidade. É assessor da coordenação estadual do programa Paraná Fala Idiomas.
Lattes
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Possui licenciatura em Letras – Português e Inglês também pela Universidade Federal do Paraná (2019). Atualmente é professor da área de inglês do Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) e revisor, tradutor e assessor no Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA).
Lattes
Doutor em Linguística Germânica pela Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg, Alemanha, (Dr. Phil. 2016) e Mestre pela mesma universidade, nas áreas de Linguística Germânica e Filologia das línguas italiana e espanhola (M.A. 2004). Possui graduação em Letras Alemão e Português: Licenciatura Plena, pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UNESP, Assis/SP (1995).
Lattes
Membro fundador do Grupo de Pesquisas Semióticas da USP, é graduado em Ciências Sociais (FESP, 1983), mestre em Linguística (USP, 2003) e doutor em Linguística (USP, 2007). Fez estágios de pós-doutorado na Freie Universität Berlin (2010), na University of Cambridge (2011) e na Université de Liège (2012). É editor da Revista Brasileira de Luteria.
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2019).
Pós-graduado em Produção e Revisão Textual pela FAE Business School (2018). Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar (2015). Graduado em Direito pelo Centro Universitário Curitiba – Unicuritiba (2010). Graduando em Letras Português – Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR.
Doutoranda em Estudos Linguísticos no Departamento de Letras da UFPR (2022-2026), na linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Identidades: ensino e aprendizagem. Mestrado em Estudos Linguísticos no Departamento de Letras da UFPR (2019-2021), na linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Identidades: ensino e aprendizagem. Especialização em Educação Bilíngue pela Universidade Positivo (2017).
Possui mestrado e doutorado em Linguística (UFSC, 2018) com pesquisa na área de Libras. É professora efetiva do Curso de Graduação em Letras Libras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da mesma instituição. Tem interesse por aquisição e ensino de Libras e nos grupos de pesquisa que participa conduz e orienta estudos que envolvem a temática do mapeamento espacial (conhecimento do elementos que configuram o espaço sintático), dos níveis de fluência e da educação linguística.
Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinviile (2020), possui graduação em Letras – Português e Inglês pela mesma universidade (2015).Tem experiência com Língua Estrangeira Moderna, Educação Bilíngue Português-Inglês, Letramentos e Multiletramentos, Redação e Gêneros Textuais, Coordenação de Ensino e Formação Continuada de Professores para o contexto bilíngue português-inglês.
Possui pós – graduação em políticas educacionais pelo Universidade Federal do Paraná (2019) e graduação em Letras – Espanhol pela Universidade Estadual de Londrina (2015). Atualmente é professor de idiomas – L.A. Centro de ensino; Rotta Idiomas; First Step English for life. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de idiomas.
Professor de Língua Estrangeira Moderna – Inglês na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Licenciado em Letras – Inglês pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Doutorando do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP), em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (início em 2021).
Possui graduação em Gestão Ambiental pela Faculdade de Tecnologia Camões (turma de 2017), na qual elaborou o relatório de conclusão de curso: Abandono Animal e Programas de Castração e Esterilização na Grande Curitiba. Atuou como monitora de Língua Inglesa I e pesquisadora no Projeto Teoria e Prática Tradutória a Serviço da Agenda 2030.
Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Linguística (2021), com ênfase em Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e licenciada em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal do Paraná (2015).
Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas (2024) e experiência como revisora de textos. Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras.
Natural de Guiné-Bissau, residente no Brasil, licenciada em Letras -Língua portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, UNILAB. Mestre em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- Natal. Interessada em ensino de Português Língua Adicional, ensino de Língua Portuguesa em contexto de diversidade linguística, prática de ensino de língua portuguesa na Guiné-Bissau e discussões sobre crioulo guineense em sala de aulas.
Doutorando em Letras Pela Universidade Federal do Paraná; membro do grupo de pesquisa em educação linguística GPELIN UFPR; Mestre em Interpretação de Conferências pela Universidade Pan Africana, Buea, Camarões; Graduado em Humanidades Interdisciplinar pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira UNILAB Bahia, Brasil; Graduado em Gestão dos Recursos Humanos pelo Institut Supérieur dEntrepreneurship et de Gestion ISEG, Ziguinchor, Senegal; Representante dos Países Africanos da Língua Portuguesa PALOP na AUSP 2021/2022.
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1996), licenciatura plena em Inglês pela Universidade de Michigan – E.U.A. (1990), letras português-espanhol pela UNIP (2017), pedagogia (2020) e história (2020) pela UNICESUMAR, letras-alemão pela UFPR (2021) e Ciências Contábeis pela UNIP (2022). É advogada, pós-graduada em Direito Penal e Direito Processual Penal, em Direito Processual: grandes transformações, em Criminologia, Direito do Trabalho, Direito Internacional, Direito de Família e sucessões, em Mediação e Conciliação, em Direito Civil e Processo Civil de acordo com o novo Código de Processo Civil e em Magistério Superior.
Doutoranda (2021-2025) e Mestra (2020) pelo Programa de Pós-graduação em Letras – UFPR – na área de Estudos Linguísticos. Especialista em Educação Bilíngue pela Universidade Positivo (2017) e em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa e Magistério do Ensino Superior pelo IBPEX (2003). Graduada em Letras-Inglês pela UFPR (2000).
Formado em Letras – Inglês pela UFPR, Mestre em Linguística Aplicada na UFPR, curso Doutorado em Linguística Aplicada. Professor de inglês há 20 anos, participo de dois grupos de estudo e pesquisa: GPELIN e Identidade e Cultura, além do Projeto Nacional de Letramentos. Principais interesses: letramentos críticos, estudos decoloniais, estudos sobre o neoliberalismo e o neocolonialismo.
Lattes
Mestre em Educação na Linha de Pesquisa de Políticas Públicas pela Universidade Tuiuti do Paraná. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2013), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2015) , em Educação Especial e Inclusiva pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2015), Letramento e Alfabetização (2022) pela AVM Faculdade Integrada, Gestão Escola, Administração, Supervisão e Orientação pela Faculdades Focus (2024) e Educação Integral e Integrada pela Faculdade Focus (2024).
Professor na Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (2022). Mestrando em Letras – Estudos Linguísticos na Universidade Federal do Paraná na linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Identidades: ensino e aprendizagem (2024). Licenciado em Letras Inglês também pela Universidade Federal do Paraná (2019).
Doutor em Letras- PPGL/UFPR (2024), Mestrado em Letras-PPGL/UFPR (2019), Especialização em Língua, Literatura e Tradução em Espanhol na Universidade Tuiuti do Paraná ( 2015), Especialização em Educação Especial: Educação Bilíngue para surdos Libras / Língua Portuguesa na Faculdade de Tecnologia América do Sul (2015), graduado em Licenciatura em Linguagem e Comunicação-habilitação em Língua Espanhola- na Universidade Federal do Paraná (2013) e graduando em letras português- Espanhol-licenciatura- (2016).
Possui graduação em Gastronomia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016) e em Secretariado pela Universidade Federal do Paraná (2021).
Professor Associado III da Universidade Federal do Paraná-UFPR no Curso Superior de Tecnologia Luteria. Tem experiência na área de Física Atômica e Molecular, com ênfase em cálculos computacionais de Espalhamento de Elétrons por Moléculas. Também possui experiência na área de Acústica, com ênfase em Acústica Musical, Mecânica dos Instrumentos Musicais e Acústica aplicada na Luteria.
Mestre em Estudos Linguísticos pela UFPR. Graduada em Letras (Português – Inglês) pela Universidade Tuiuti do Paraná. Especialização em Língua Portuguesa e Estudos literários. Docente de língua inglesa no ensino fundamental 2, na Prefeitura Municipal de Curitiba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: língua inglesa, língua estrangeira, curso de extensão, ensino de língua estrangeira.
Mestrando em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná-UFPR. Licenciado em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com experiência em Ensino da Língua portuguesa. Participou do projeto de pesquisa intitulado “Ensino de Língua Portuguesa em contexto de pluralidade linguístico-cultural 2020\2021. Atualmente, é bolsista Capes-PROEX.
Doutorando em Letras, área de concentração: Estudos Linguísticos, linha de pesquisa: Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem (UFPR). Mestre em Letras (2019), área de concentração Linguagens e Letramentos pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS. Graduado em Letras Português-Inglês pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2004). Especialista nas áreas de Metodologia de Ensino de Língua Inglesa (2006); Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa (2015) e Neurociências (2017).