2024
HAUS, CAMILA; JORDÃO, C . -A prova é no mundo real-: uma avaliação da aprendizagem de línguas entre a realidade e a utopia. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 24, p. 1-17, 2024.
SILVA, ABNER ESLAVA DA ; RODRIGUES, WILLIAN FREITAS ; KRETZMANN, CAROLINE ; NICOLA, ROSANE DE MELLO SANTO . Análise do gênero epístola bíblica à luz dos estudos linguísticos contemporâneos. BAKHTINIANA – REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO, v. 19, p. 1-27, 2024.
KRETZMANN, C. ; VANDER BROOCK, KARINA PACHECO DOS SANTOS . ?Revide!? O rap em uma proposta de protótipo de ensino para os letramentos crítico e de reexistência nas aulas de língua portuguesa. LETRAS ESCREVE, v. 14, p. 30-53, 2024.
BATISTA, L. A. ;
VANDER BROOCK, KARINA PACHECO DOS SANTOS ; NICOLA, R. M. S. . Análise da percepção discente sobre o uso do software educacional Aprimora no ensino de Língua Portuguesa. PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

, v. 11, p. 201-224, 2024.
VON MUHLEN, L.; KLUGE, D. C. . Desejos, emoções e identidades: o uso da ferramenta multimodal do Jamboard na construção de narrativas linguísticas de aprendizes de inglês em aulas online de línguas. GLÁUKS ONLINE, v. 23, p. 142-166, 2024.
-
Capítulos de livros publicados
OLIVEIRA, A. A.. Lugar de velho é onde ele quiser: repensando os termos da conversa sobre velhice. In: Clarissa Menezes Jordão, Leina Jucá, Luciana Ferrari, Simone Batista. (Org.). debaRtendo: desobediência, (r)existência e esperança para pronunciar o mundo. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2024, v. 1, p. 31-49.
HIBARINO, D. A.; Joana de São Pedro Inocente . Ressignificações de trajetórias: a cumplicidade, a sensibilidade e a escuta ativa em nossos percursos como docentes e pesquisadoras. In: Guilherme Jotto Kawachi; Jéssica Vasconcelos;Karina Vicentin. (Org.). Espiral de afetos: construindo caminhos e sentidos na educação linguística ? Uma homenagem a Claudia Hilsdorf Rocha. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2024, v. 1, p. 21-38.
HIBARINO, D. A.; MILAN, P. . Relato de experiência sobre a formação de alunos de Letras e a preparação de material didático com a temática família para as aulas de português como língua de acolhimento a migrantes refugiados. In: Luciane Boganika e Nabil Araújo. (Org.). Ensino-aprendizagem do português língua não-materna: reflexões sobre contextos, materiais didáticos e práticas pedagógicas. 1ed.Rio de Janeiro: Edições Makunaima, 2024, v. 1, p. 90-110.
SCHMICHECK, JOÃO VICTOR; Silva, Nayara Stefanie Mandarino . Dois acadêmicos walk into a bar: reflexões sobre o tempo, a produtividade e as relações dentro da academia. debaRtendo: desobediência, (r)existência e esperança para pronunciar o mundo. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2024, v. , p. 150-172.
MICHELOTTO, A. L. L. (Org.) ; VAZ, B. G. (Org.) ; VANDER BROOCK, KARINA PACHECO DOS SANTOS (Org.) ; GEBER, S. P. (Org.) . Apoio e acolhimento estudantil : reflexões a partir de uma experiência de formação docente. 1. ed. Curitiba: PUCPRESS, 2024. v. 1. 76p .
VAZ, B. G. (Org.) ; VANDER BROOCK, KARINA PACHECO DOS SANTOS (Org.) ; GEBER, S. P. (Org.) . Por uma universidade que cuida: as origens e os princípios do acolhimento na PUCPR. 1. ed. Curitiba: PUCPRESS, 2024. 104p .
2023
HIBARINO, D. A.; SILVA, J. E. . Learning from Ryuko Kubota: Applied Linguistics, race, identity, and critical approaches. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 23, p. 1-11, 2023.
MAYER, LUANA FRANCINE. Formação continuada de professores e mensuração educacional: inovação na educação bilíngue de elite. SCRIPTA, 2023.
-
Capítulos de livros publicados
HAUS, CAMILA. Problematizando a avaliação no ensino de língua inglesa: uma transcriação. In: Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim; Ana Paula Marques Beato-Canato; Clarissa Menezes Jordão; Danielle do Rêgo Monteiro. (Org.). Decolonialidade e Linguística Aplicada. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2023, v. 1, p. 141-164.
BENKE, J. F. ; BROOCK, K. P. S. V. ; KRETZMANN, C. . SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. In: Héliton Diego Lau; André Luiz Souza-Silva; Zuleica Aparecida Michalkiewicz. (Org.). Linguagens em múltiplas faces: uma agenda de estudos teóricos e aplicados. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2023, v. , p. 14-577.
SCHMICHECK, J. V.. Autobiographies, ELF feito no Brasil and Pedagogical Activism in the ELT Classroom. In: Hibarino, Denise Akemi (org.) et al.. (Org.). Tempos para (re)existir e decolonizar na Linguística Aplicada. 1ed.Campinas, SP: PONTES EDITORES, 2023, v. 1, p. 185-204.
Jordão, Clarissa Menezes; SCHMICHECK, JOÃO VICTOR. Ativismo otherwise e ELF feito no Brasil: um patchwork de narrativas autobiográficas de professoras de inglês. In: Hashiguti, Simone Tiemi; Cadilhe, Alexandre José; Silva, Ivani Rodrigues. (Org.). Transculturalidade, linguagem e educação: diálogos e (re)começos. 1ed.: PONTES EDITORES LTDA, 2023, v. , p. 315-332.
SILVA, J. E. ; VON MUHLEN, L. . ?NÃO É PORQUE ESTOU NO NORTE QUE FALO A PARTIR DO NORTE?: LÓCUS DE ENUNCIAÇÃO E ESSENCIALIZAÇÃO DE IDENTIDADES. In: Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim; Ana Paula Marques Beato-Canato; Clarissa Menezes Jordão; Danielle do Rêgo Monteiro. (Org.). Decolonialidade e Linguística Aplicada. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2023, v. 1, p. 243-264.
HIBARINO, D. A.; CERDEIRA, P. (Org.) ; FIGUEIREDO, E. H. D. (Org.) ; Marcos Nogas (Org.) . Tempos para (Re)existir e Decolonizar na Linguística Aplicada. 2. ed. Campinas: Editora Pontes, 2023. v. 2
2022
CORDOVIL, A. L. S. ; MATTOS BRAHIM, Adriana Cristina Sambugaro de . Reflexões sobre plurilinguismo no Celpe-Bras. REVISTA X, v. 17, p. 189-219, 2022.
CANATO, A. P. M. B. ; MATTOS BRAHIM, Adriana Cristina Sambugaro de ; JORDAO, C. M. . Paulo Freire em memes: caricaturas de um país dividido. Calidoscopio (UNISINOS), v. 19, p. 463-480, 2022.
HAUS, CAMILA; SCHMICHECK, J. V. . Learning for or learning with? Avaliar se avaliando for an English Language assessment otherwise. Ikala Revista de Lenguaje y Cultura, v. 27, p. 764-782, 2022.
HIBARINO, D. A.; SILVA, J. E. . Decolonialidade na formação de professores de línguas: tensões do sul global. LETRAS ESCREVE, v. 12, p. 94-110, 2022.
GOMES, Y. L. ; KRETZMANN, C. ; PEDROSO, D. S. . AULAS REMOTAS NAS LICENCIATURAS DURANTE A PANDEMIA: FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES. CADERNOS DE PESQUISA, v. 29, p. 33-57, 2022.
MAYER, LUANA FRANCINE; KOERNER, R. M. . As práticas pedagógicas e a autonomia de professores no contexto de ensino bilíngue de elite. EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 48, p. 1, 2022.
-
Capítulos de livros publicados
WALESKO, ANGELA MARIA HOFFMANN. The non-native label: identidade e criticidade na formação inicial de professores de línguas. In: Francisco Fogaça, Kleber Aparecido da Silva, Regina Halu. (Org.). Criticidade e Educação Linguística: experiências e práticas em contextos (super)diversos. 1 eed.Campinas: Pontes Editores, 2022, v. 01, p. 77-100.
HAUS, CAMILA. Sobre uma janela e uma conexão. In: Ana Paula Marques Beato-Canato; Denise Mohr; Hellen Christina Gonçalves; Katia Bruginski Mulik; Millene Barros Guimarães de Sousa. (Org.). Narrativas de educadoras/es no ensino remoto: criando espaços para a escuta sensível. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2022, v. , p. 86-93.
HIBARINO, D. A.. A cabeça pensa onde os pés pisam: sobre a importância de olhar onde estamos e para onde vamos. In: Juliana Zeggio Martinez; Angela Maria Hoffmann Walesko. (Org.). Formação intercultural e colaborativa de professor@s. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2022, v. 1, p. 253-263.
HIBARINO, D. A.. Professora, em que mundo você vive? Formação docente e criticidade. In: Francisco Fogaça; Kleber Aparecido da Silva; Regina Halu. (Org.). Criticidade e educação linguística: experiências e práticas em contextos (super)diversos. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2022, v. 1, p. 193-208.
WALESKO, A. M. H.; MARTINEZ, J. Z. (Org.) . Formação intercultural e colaborativa entre professor@s. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2022. v. 1. 387p.
FERNANDES, A. C. (Org.) ; HAUS, CAMILA (Org.) ; RAIMUNDO, C. M. (Org.) ; CRUZ, F. R (Org.) ; BARELA, J. A. S. (Org.) ; MULIK, K. B. (Org.) ; MUHLEN, L. V. (Org.) ; LENHARO, R. I. (Org.) ; PONTES, V. F (Org.) . Multiletramentos na sala de aula: práxis na (e para além da) pandemia. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. 209p
2021
CERDEIRA, Phelipe de Lima.; BRAHIM, A. C. S. M. ; HIBARINO, Denise Akemi . Linguística Aplicada e a formação continuada e crítica para professores de línguas adicionais: contribuições de um grupo de pesquisa. Ñemityrã – Revista Multilingüe de Lengua, Sociedad y Educación, v. 3, p. 38-51, 2021.
CERDEIRA, Phelipe de Lima.. Módulo 1 – Língua espanhola: lengua, identidad y sociedad. 1. ed. Curitiba: PSD Educação, 2021. v. 1. 112p.
CERDEIRA, Phelipe de Lima..Trapalanda periférica, historia como ficción o la pampa-cultura sin la cabeza de Goliat: la fuerza ensayística de Martínez Estrada, Borges, Sarlo y Altamirano para pensar la literatura argentina. Fermentum, v. 31, p. 528-550, 2021
GONÇALVES, ALISON ROBERTO; LUCHINI, PEDRO LUIS ; SILVEIRA, ROSANE ; KICKHÖFEL ALVES, UBIRATÃ . Second Language Speech: An outlook towards contemporary research endeavours. REVISTA X, v. 16, p. 1188-1202, 2021.
GUTH.A, Os Tambores Silenciosos e o Novo Romance Histórico. ANTARES: LETRAS E HUMANIDADES, v. 13, p. 391-390, 2021.
GUTH, A.; RODRIGUES, C. Educação linguística e diáspora: acolhimento de alunos migrantes refugiados na educação básica. In:BRAHIM, A. C. S. de M. (org.). Temas contemporâneos e locais em linguística aplicada. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, p. 113-141, 2021.
GUTH, A. Uma análise em política linguística do português como língua crítica e de práticas transculturais em um contexto estadunidense. Revista Prolíngua, João Pessoa, v. 16, n. 1, p. 43–58, 2021.
MATTOS BRAHIM, ADRIANA CRISTINA SAMBUGARO DE; FERNANDES, A. C. ; CANATO, A. P. M. B. ; JORDAO, C. M. ; FIGUEIREDO, E. H. D. ; MARTINEZ, J. Z. . A linguagem na vida. 1. ed. Campinas – SP: Pontes, 2021. v. 1. 105p.
MATTOS BRAHIM, ADRIANA CRISTINA SAMBUGARO DE. Temas contemporâneos e locais em linguística aplicada. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. v. 1. 236p.
MATTOS BRAHIM, ADRIANA CRISTINA SAMBUGARO DE. Um caleidoscópio de temas contemporâneos e locais em linguística aplicada. In: Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim. (Org.). Temas contemporâneos e locais em linguística aplicada. 1ed.São Paulo: 2021, v. 1, p. 16-26.
MOURA, G. ;BRUZ, Iara. M . Internacionalização como prática local na formação de professores de língua: telecolaboração Brasil-Canadá. ÑEMIT¿RÃ: Revista Multilingüe de Lengüa, Sociedad y Educación, v. 3, p. 98-112, 2021.
PICANÇO, D. C de Lima; WALESKO, A.M.H., MARQUES, J..10 anos do IFA-FIVU: uma história tecida a muitas mãos.. Revista X. V. 16, N. 4 (2021)
SCHMICHECK; J. V.; SILVA, A. B. Drawing the s(elf): exploring individual repertories through autobiographical illustrations within the English as a Lingua Franca perspective. REVISTA X, v. 16, p. 409-436, 2021.
VAZ, R. B.EIL num contexto de escolas de inglês. In: BRAHIM, A. C. S. de M. (org.). Temas contemporâneos e locais em linguística aplicada. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, p. 82-112, 2021.
WALESKO, A. M. H. ; HIBARINO, DENISE AKEMI . A construção de uma rede colaborativa de formação de professores de línguas. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, v. 20, p. 1-14, 2021
WALESKO, Angela Maria Hoffmann; PORTINHO-NAUIACK, Catarina. Que tal uma pausa para um “café cultural”? Interculturalidade e (trans)formações de identidades de professores de línguas. Revista X. V. 16, N. 4 (2021)
WALESKO, A. M. H. ; HIBARINO, DENISE AKEMI . A construção de uma rede colaborativa de formação de professores de línguas. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, v. 20, p. 1-14, 2021
2020
BRUZ, Iara M.. Ensino de Língua Inglesa para fins Específicos: Caminhos para ir além. In: Brahim, A. C. S. M.; Hibarino, D. A.. (Org.). Entre Línguas: Letramentos em prática. 1ed.Campinas: Pontes, 2020, v. 1, p. 171-183.
CERDEIRA, Phelipe de Lima.; BRAHIM, A. C. S. M. ; HIBARINO, Denise Akemi . Decolonialidade na formação em línguas adicionais: dos desafios na ‘encruzilhada’ ao caminho outro de um ‘mosaico’ para uma Linguística Aplicada rizomática. RAÍDO (ONLINE), v. 1, p. 80-102, 2020
CERDEIRA, Phelipe de Lima.. Clássicos da Literatura 2. 1. ed. Curitiba: Contentus, 2020. v. 1. 98p.
CERDEIRA, Phelipe de Lima.; FLECK, Gilmei Francisco (Org.); OLIVEIRA, Marcio da Silva (Org.). Imagens da América: representações – expressões – resistências. 1. ed. Curitiba: CRV, 2020. v. 1. 340p.
CERDEIRA, Phelipe de Lima.. Fundamentos teóricos da literatura. 1. ed. Curitiba: Contentus, 2020. v. 1. 100p.
CERDEIRA, Phelipe de Lima.. “Ivanhoé” e uma adaptação para o écran: a história de um rei vingado e a transposição de uma coroa. In: Eunice de Morais. (Org.). Leituras da ficção histórica: literatura, cinema, identidades. 1ed.Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2020, v. 1, p. 103-131.
CERDEIRA, Phelipe de Lima.. Literatura e história como uma nova ‘radiografía’: um olhar diante da historiografia literária argentina. In: Gilmei Francisco Fleck; Marcio da Silva Oliveira; Phelipe de Lima Cerdeira. (Org.). Imagens da América: representações – expressões – resistências. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. 1, p. 75-94.
CERDEIRA, Phelipe de Lima.; PIRES, Jucelia Hurtiah de Oliveira . Quando o descobrimento não é apenas história, mas reflexão: Abel Posse e uma trilogia para repensar a invasão da América. EntreLetras (Online), v. 11, p. 354-373, 2020.
CONTI, L. F. D.; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. Escola e universidade para a construção de saberes: uma pesquisa-ação sobre desigualdade social em aulas de línguas. In: MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. (Ed.) (De)Colonialidades na relação escola-universidade para a formação de professoras(es) de línguas. Campinas: Pontes, p. 21-54, 2020.
GUTH.A, Análise de discurso de filiação francesa: alguns discursos na polarização ideológica no Brasil. Letras & Letras (UFU), v. 36, p. 57-79, 2020.
MACEDO, P. H. H.; HIBARINO, D. A. Para além do método nas aulas de Língua Inglesa: o Pós-método em nossa prática docente. In: Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim; Denise Akemi Hibarino. (Org.). ENTRE LÍNGUAS: Letramentos em prática. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2020, v. 1, p. 1-194.
MATTOS BRAHIM, ADRIANA CRISTINA SAMBUGARO DE; CERDEIRA, P. L. ; HIBARINO, D. A. . Decolonialidade na formação em línguas adicionais: dos desafios na encruzilhada ao caminho outro de um mosaico para uma linguística aplicada rizomática. RAÍDO (ONLINE), v. 14, p. 36-57, 2020.
MATTOS BRAHIM, ADRIANA CRISTINA SAMBUGARO DE. METODOLOGIAS DE ENSINO DE LE: PANDEMIA, CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E PRÁTICA DOCENTE. In: Fernanda Silva Veloso; Sweder Souza. (Org.). EXPERIÊNCIAS TEÓRICO-DIDÁTICAS NA (TRANS)FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS NO CONTEXTO DE COVID-19. 1ed.Curitiba: UFPR, 2020, v. 1, p. 13-25.
RIBEIRO, D. V. G. ; GUTH, A. A experiência discente na questão da inclusão de um aluno cego na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. In: RETORTA, M. S.; BRIDI, J. C. A.; MOHR, A. M. (org.). Inclusão no ensino superior: práticas, desafios e possibilidades. 1.ed. Porto Alegre: Editora Fi, 2020, v. 1, p. 79-88.
SCHMICHECK, J. V.; LESSKIU, M. C. ENTRE SEGUIR E QUEBRAR PARADIGMAS NO ENSINO DE IDIOMAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ATIVIDADE DOCENTE DO CELIN UFPR. REVISTA X, v. 15, p. 684-708, 2020.
2019
CERDEIRA, PHELIPE DE LIMA. -Éxito en la Desdicha? A problematização dos conceitos de cultura e interculturalidade nas aulas de ELE a partir de um conto de Leónidas Barletta. A COR DAS LETRAS (UEFS), v. 20, p. 9-22, 2019.
CERDEIRA, Phelipe de Lima.; Poletto, Thays Renata . Práticas de leitura: a leitura ao longo do tempo. Caderno InterSaberes: Perspectivas linguísticas e literárias, v. 8, p. 01-167, 2019.
MACEDO, P. H. H. Formação compartilhada de professores no Brasil: UFPR – Otterbein – uma breve análise. REVISTA X, v. 14, p. 265-290, 2019.
MATTOS BRAHIM, A. C. M.; COPPI, M. A. B. . A LÍNGUA INGLESA NA ÁREA SECRETARIAL: OS USOS E O NÍVEL DE CONHECIMENTO NECESSÁRIO. REVISTA EXPECTATIVA, v. 18, p. 100-125, 2019.
MATTOS BRAHIM, A. C. M.. Formação continuada de professores do ensino superior: as influências de um grupo de estudos. Revista Letras Raras, v. 8, p. 131-146, 2019.
MATTOS BRAHIM, ADRIANA CRISTINA SAMBUGARO DE; SANCHES, GABRIEL JEAN . INGLÊS PARA QUÊ(M)? POLÍTICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO, SEUS PERCURSOS E AS PRÁTICAS DE SALA DE AULA DO PROGRAMA PARANÁ FALA INGLÊS. REVISTA X, v. 14, p. 181-202, 2019.
2018
CERDEIRA, Phelipe de Lima.. Luz que vem do interior: a guerra civil argentina ganha um novo capítulo em. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2018. v. 1. 384p.